Os Oxi-degradáveis, que deveriam ser chamados de oxi-fragmentáveis não são nem biopolímeros, quem dirá biodegradáveis. Eles são a base de plástico convencional, com aditivos que aceleram a degradação do plástico via fragmentação sob a influência do sol. Na maioria das vezes são anunciados como biodegradáveis ou mesmo ‘compostáveis’.

Tais alegações são enganosas! Não existe conhecimento de produtos oxi-degradáveis que atendem estas normas de biodegradação e compostabilidade. Na Itália e Austrália os processos resultaram em multas para quem fez afirmações enganosas como compostável no marketing deste tipo de produtos.

Empresas fornecedoras de produtos plásticos realmente compostáveis utilizam de sistema de certificação independente do produtor, provando compostabilidade com base em testes de acordo com as normas técnicas. Estes esquemas de certificação fornecem os chamados selos, como uma garantia de conformidade. Estes selos estão atualmente em uso em vários países e está se expandindo para representar um rótulo de reconhecimento internacional para itens produzidos com plástico compostável.