A Biodegradabilidade oferece significantes benefícios econômico e ao meio ambiente. Por exemplo, um saco biodegradável quando usado como saco de resíduo orgânico contribui para separação higiênica, coleta seletiva e sendo destinado corretamente a compostagem se transforma em adubo orgânico de valor e consequentemente reduzindo essa fração do resíduo destinada a aterros sanitários, lixões e mesmo incinerada perdendo sua circularidade, assim como a redução da emissão de gases de efeito estufa. 

Propriedades especiais tais como permeabilidade vapor d’água proporciona uma vantagem sobre o plástico convencional como para uso em embalagens de fruta e verduras.

O uso de produtos bioplásticos compostáveis, como sacolas, embalagens de alimentos frescos ou talheres e pratos descartáveis aumenta as opções de fim de vida. Além da recuperação energética e da reciclagem mecânica, a compostagem industrial (recuperação orgânica / reciclagem orgânica) torna-se uma opção de fim de vida disponível.

A compostabilidade é um benefício claro quando itens de plástico são misturados com resíduos orgânicos. Nessas condições, a reciclagem mecânica não é viável, nem de plásticos nem dos resíduos. O uso de plásticos compostáveis torna os resíduos misturados adequados para a reciclagem orgânica (compostagem industrial). Dessa forma, os resíduos orgânicos são desviados de outros fluxos de reciclagem ou de aterros e facilitando a coleta seletiva.