Produtos biodegradáveis compostáveis tais como sacolas de compras podem ser usadas para coletar resíduos orgânicos domiciliares em municípios do Brasil, fomentando a coleta seletiva para os nossos resíduos (lixo orgânico) e assim, melhorar a qualidade dos materiais recicláveis. Ao deixar a coleta de resíduos orgânicos mais higiênica e prática, tais sacolas contribuem para a motivação dos consumidores em separar os resíduos orgânicos para coleta de forma correta e consciente. Uma prática cada vez mais adota no mundo todo.

Estudos têm demonstrado que usar sacos compostáveis para os resíduos orgânicos contribui para a redução da emissão de metano dos aterros, tirando os resíduos orgânicos dos aterros.
Coletas seletivas e recuperação dos resíduos orgânicos domésticos em larga escala devem ser instaladas no Brasil para atendimento das prerrogativas da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Sacos de lixo compostáveis podem ajudar muito a gerir planos de recuperação do material orgânico da melhor forma possível. Muitos municípios da Europa, América, Ásia e aqui no Brasil reconheceram isso.